A Turma



  O estágio foi realizado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, composta por vinte e dois alunos. Os alunos apresentaram uma boa disciplina, desse modo, não me deram trabalho algum em dá aula. Na turma, havia os que prestavam atenção à aula, e uma minoria filava ou não ia pra escola.
  Percebi durante o período de observação que alguns alunos não interagiam em sala de aula, mostravam-se desmotivados com a aula de biologia. Um conjunto de fatores pode ter contribuído para a desmotivação, como por exemplo, a metodologia desenvolvida pela professora ou até mesmo a falta de compromisso dos próprios alunos. Nem sempre os alunos conseguem compreender a utilidade do conteúdo para suas vidas, o que fazem com que eles não se envolvam com o trabalho escolar. Desta forma, motivar os alunos foi o meu maior desafio neste estágio. 
   Segundo   Gasparin,   (2005,   p.   15),   “o   educando   deve   ser   desafiado, mobilizado, sensibilizado; deve perceber alguma relação entre o conteúdo e a sua vida cotidiana, suas necessidades, problemas e interesses. Torna-se necessário  criar  um  clima de predisposição  favorável  à   aprendizagem”. 
  De acordo com Bini e Pabis (2008), o professor necessita desenvolver da melhor forma possível seu trabalho, buscando discutir com os próprios alunos, tanto a maneira como o assunto está sendo abordado, se está oferecendo condições de aprendizagem, ou é preciso mudar as formas de explanação, como também as regras disciplinares. 
  Conforme afirma Zagury (2006), o professor pode ajudar a despertar o interesse do aluno, mas existem muitos outros fatores que também devem ser levados em consideração, tais como: falta de material adequado, falta de apoio da família e falta de perspectiva para o futuro, pois o aluno está incluído num contexto que pode influenciar positiva ou negativamente.

REFERÊNCIAS: 

BINI, L. R.; PABIS, N. Motivação ou interesse do aluno em sala de aula e a relação com atitudes consideradas indisciplinares. Revista Eletrônica Lato Sensu. 2008. Disponível em: . Acesso em 25 de fevereiro de 2011. 
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2005. 
ZAGURY, T. O Professor refém: para pais e professores entenderem porque fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006.