Recursos Didáticos

Livro de Biologia adotado da Turma 91V4

   O livro didático usado pela Escola Estadual Polivalente é uma obra de Sônia Lopes e Sérgio Rosso publicado pela Editora Saraiva, em 2005. Considero o livro bom, traz muitas imagens e questões de vestibular. Por outro lado, pude notar que o mesmo deixou a desejar quanto à profundidade com que trata os assuntos. Por este fato, durante as aulas busquei recorrer a outros livros e a pesquisar na internet para implementar as minhas aulas. 
   O livro didático é um instrumento indispensável ao direcionamento do processo ensino-aprendizagem entre professores e alunos (TOFFLER, 1980; TAVARES, 1993). Porém, o livro didático por si só não basta às finalidades desse processo, é necessário a criatividade, a capacidade de inovar na busca constante por novos recursos didático-pedagógicos (FREITAG, 1989). 
   Além disso, sempre que possível apresentei o conteúdo abordado através de data show, cuja aceitação por parte da turma foi positiva.
  Os slides permitem uma projeção de alta resolução, enfatizando cores, beleza e detalhes, visíveis de qualquer ponto de uma sala de aula (FERNANDES, 1998).  

REFERÊNCIAS:

TAVARES, M. C. & FIORI, J. L. Desajuste global e modernização conservadora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
TOFFLER, A. A Terceira Onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. 15 ed. Rio de Janeiro: Record, 1980.
FREITAG, B. et. all. O Livro didático em questão. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
FERNANDES, H. L. Um naturalista na sala de aula. Ciência e Ensino. Campinhas, vol. 5, 1998.