A Escola

Frente da escola

  O Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas (CEPA) está localizada no Bairro Silva Jardim, próximo a duas outras escolas públicas, Escola Estadual da Polícia Militar e Escola Estadual Maria José Bastos.  

 Salas do CEPA

  A escola possui 16 salas de aula. As salas estão bem iluminadas e pouco ventilada em algumas salas, como no caso da turma avaliada.  Cada uma das salas possuem um suporte para TVs pen-drive que ainda não foram instaladas, embora a escola apresente os aparelhos. Inclusive o colégio possui data show, mas não é utilizado pelos professores, pela falta de um profissional que faça a montagem do equipamento, e como boa parte dos docentes desconhece como fazer o processo de montagem, os professores acabam não utilizando o recurso, embora o desejo exista. 
  Segundo Neto e Fracalanza (2003), a melhoria na qualidade do ensino praticado nas escolas públicas pressupõe, ao lado de recursos pedagógicos alternativos e variados, postos à disposição dos professores. 


Laboratório do CEPA  

  O laboratório é utilizado em aulas de Biologia e Química, apresenta um espaço amplo e organizado. Possui equipamentos e vidrarias e alguns exemplares de animais conservadas para possível uso durante as aulas.  
  As aulas de laboratório podem assim, funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de uma certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado, descartando-se a idéia de que as atividades experimentais devem servir somente para a ilustração da teoria (CAPELETTO, 1992).  
  O laboratório de informática possui dez computadores e normalmente, é pouco visitado pelos alunos, possivelmente pelo motivo de não possui internet. A biblioteca apresenta livros em grande quantidade e diversidade, porém, não possui um espaço suficiente para acomodar esses livros, na qual ficam dispersos em mesas, amontoados uns sobre os outros.  
  Como pode ser visto, o colégio apresentava uma estrutura que dava pra desenvolver um trabalho de qualidade com os alunos.
  O ambiente é instrumento do desenvolvimento humano, em que o ser humano busca recursos para suas ações, desta forma a organização do espaço escolar pode favorecer ou não a aprendizagem dos alunos (FREITAS, sd).

REFERÊNCIAS: 

CAPELETTO, A. Biologia e Educação Ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, p. 224, 1992.
FREITAS, João Batista. A organização do espaço da escola de forma a favorecer o aprendizado. II Simpósio De Gestão Educacional Para Escolas Públicas.
NETO, J. M. FRACALANZA, H. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.