O Estágio

 O presente blog conta minha experiência adquirida durante a fase de observação e regência realizadas como parte das atividades da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia. 
 Durante o desenvolvimento da regência era realizado o acompanhamento semanal e individual com a professora do componente curricular, Cláudia Regina Teixeira de Souza. Esse momentos eram reservados com o intuito de esclarecer dúvidas para o melhor desempenho durante as atividades do estágio, com a apresentação dos planos de aula.
 As vivências relatadas neste blog foram realizadas no Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas. A escola encontra-se atualmente sob a coordenação da diretora Glória Cristina e vice-diretora, no período vespertino, Rosana dos Santos. A turma pertence à professora Celúcia Acácia. O estágio foi realizado na turma de 2º ano 91V4 durante o período de 25/10/10 à 6/12/2010.
 Este estágio foi muito gratificante para mim, pois não tive dificuldades nos relacionamentos com os alunos como também na execução das aulas. Além disso, para mim, o estágio foi um momento de reflexão sobre o papel do professor na sociedade, pois sua função não é apenas o de transmitir informações a cerca de um determinado conteúdo, mas envolve a participação do educador na formação de um cidadão em todos os aspectos da vida. Deste modo, sua relevância é indiscutível. Também é válido ressaltar de que a educação no Brasil é um desafio a ser enfretando, não só pelos professores, mais também pelos pais e o estado.  
 Pimenta e Lima (2009) consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Além disso, o estágio como reflexão da práxis possibilita aos alunos que ainda não exercem o magistério aprender com aqueles que já possuem experiência na atividade docente.
 Passerini (2007, p. 32) explica que o Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio de observação, da participação e da regência, o licenciado poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação torna-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.

REFERÊNCIA:

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: questões e propostas. 4ª São Paulo: Cortez, 2009.
PASSERINI, Gislainhe Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.